Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

“AD MAJORA NATUS”

Na cerimônia formal de recepção aos novos candidatos à “imortalidade,” revestida de invulgar solenidade, misto de sobriedade e pompa, que se realiza anualmente ou quando vaga alguma das cadeiras, no exato momento em que, sobre os mesmos se apõem, medalhão e estola, símbolos circunspectos da sua investidura, os novos acadêmicos são convidados a pronunciar, no espírito e simbolismo da tradição maçônica o seguinte:

JURAMENTO DA“ACADEMIA PAULISTANA MAÇÔNICA DE LETRAS”

“Juro e prometo que, ao exercer a arte de escrever e de falar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da sapiência e da retidão. A minha mão nunca escreverá o que não for certo, justo e educativo. A minha boca jamais proferirá o que estiver fora dos ditames da sabedoria, da pedagogia e da prudência. Jamais servir-me-ei deste dom, que me foi dado graciosamente, para corromper os costumes, ou, favorecer aquilo que estiver errado. Se cumprir este juramento com fidelidade, desfrute eu para sempre e fruam também a minha vida e a minha arte, de grande reputação entre os homens. Se o infringir, ou de leme afastar, sejam o meu nome e a minha obra, lançados ao eterno esquecimento. Assim, Deus me ajude”. O sentido inspirador, o simbolismo e significado intelectual deste juramento ou compromisso, transcende a mera verbalização de um propósito, formal desejo ou afirmação. Representa a profunda e lúcida convicção inculcada na alma e mente de quem o pronuncia, mais do que um simples comprometimento. É acima de tudo a cristalina certeza de comportamento adequado, o aberto e sincero testemunho, o conspícuo e devido respeito, a coerência de quem “AD MAJORA NATUS”, “nascido para desafios maiores”, professa perfeita identificação com os arraigados princípios do bem e do amor que levam à verdade, à compreensão, à empatia, à caridade, à submissão aos ideais, à serenidade e ao abrandamento dos apelos imediatistas de um ego exacerbado, ao perdão, à união e sobretudo à humildade, base e fundamento de todas as virtudes e expressões espirituais, que conduzem à vida civilizada interdependente e à consecução da Paz, entre irmãos e confrades, profanos e leigos, na vida privada individual e em sociedade. São princípios, padrões e sentimentos que sintetizam o verdadeiro ideal maçônico, apanágio compensador de toda a sua ação, dedicação pessoal, trabalho profícuo intelectual, cultural e transcendência espiritual, para a Glória do Grande Arquiteto do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário