Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cadeira nº 23

Roberto Scarano








Patrono: Washington Luís












HISTÓRICO FAMILIAR



Roberto Scarano, filho de Carmino Scarano e Itália Procópio Scarano, nascido aos dezoito de outubro de 1949.

Tudo começou na década de 1880, na Cidade de Catanzaro – região de Puglia – próximo à cidade de Bari na Itália, quando avós paternos e maternos do autor, em razão da grave situação econômica que assolava a Europa naquela época, resolveram imigrar para o Brasil, que àquela altura, estava em grande desenvolvimento da agricultura do café, para trabalharem na lavoura.

Após uma longa e tenebrosa viagem de navio, quando vários imigrantes faleceram antes de chegar ao Brasil, acometidos de doenças graves, eles conseguiram seus intentos e chegaram ao Porto de Santos, transitaram pelo memorial dos imigrantes situado no Bairro do Brás, encaminhados para fazendas na região de São José do Rio Pardo – SP.

Naqueles anos, estava proibido a utilização da mão de obra de escravos, o País ressentia de muita falta de material humano para trabalhar na agricultura, por isso, havia grande necessidade do labor dos imigrantes europeus.

Os Imigrantes trabalhavam em regime de semi-escravidão nas lavouras de café, o que recebiam de salários, mal dava para pagar a conta nos empórios de propriedade dos próprios fazendeiros, não tinham nenhum direito trabalhista, nenhuma Lei que os protegiam, daí então, foi criada a Associação “ Societá de Socorsso 23 de Septembre”, em São Jose do Rio Pardo, que tinha por objetivo social, proteger os imigrantes italianos, que sofriam todo tipo de humilhações e discriminações; aludida entidade foi fundada por parente do autor José Scarano e outros imigrantes, José Scarano, também foi um dos fundadores da 1ª Loja Maçônica da Cidade de São Jose do Rio Pardo – SP.

A união de famílias em casamentos, deu origem à família do autor, uniram-se matrimonialmente a família Scarano do pai e a família Procópio da mãe, resultando no nascimento dos pais do autor Carmino Scarano e Itália Procópio Scarano, que geraram oito filhos, todos nascidos em São José do Rio Pardo, exceto Roberto que nasceu no bairro da Mooca, na Rua dos Trilhos em São Paulo, parto ocorrido no Hospital Leonor Mendes de Barros, porquanto, a irmã mais velha do autor, aos quinze anos, veio trabalhar em São Paulo, em tecelagem, anos após toda a família a acompanhou, vindo a residir na Capital.

O autor teve uma infância maravilhosa, na cidade de São Paulo, no bairro da Mooca, quando na época, a capital era uma Cidade muito tranqüila, para se ter uma idéia, na rua da Mooca, trafegavam os bondes, e em determinados pontos, como no final dessa rua, ainda não havia asfaltamento, era de terra, onde com os outros meninos, brincava-se de bolinha de gude e outras diversões, que hoje não mais existem; o autor de origem pobre, o pai trabalhou durante trinta anos em uma metalúrgica na Mooca, como operário, 14 horas por dia, para o sustento de sua família, todos eram muito felizes. Nas datas festivas de Natal, Ano Novo, Páscoa e outras solenidades, reuniam toda a família, amigos e vizinhos, em torno de 60 pessoas, festejávamos a valer era uma união impressionante, que nos deixa com muitas saudades.

Lembro-me da copa do mundo de 1958, não havia televisão para transmitir os jogos, era colocado na esquina da Rua da Mooca com Rua Avaí, um auto-falante, em volume aumentado para que pudéssemos ouvir, a voz do radialista, que sumia e voltava, causando expectativa, era muito gostoso, a vitória foi muito festejada, com fogos, balões, fogueira, enfim, com todos os componentes de festa junina e de uma final de copa do mundo.



HISTÓRICO CULTURAL


O autor iniciou seus estudos aos sete anos, na Escola do SESI, situada à Rua da Mooca, esquina com Rua Avaí, quando aos onze anos, terminou o primário, em razão da necessidade de trabalhar para ajudar ao custeio da casa, paralisou os estudos até os quatorze ano, quando fez admissão e cursou o técnico em contabilidade na Escola Técnica de Contabilidade Piratininga, situada à rua da Mooca, depois a escola, mudou-se para rua Ana Neri, travessa da mesma rua, formando-se em Técnico em Contabilidade, quando tinha dezenove anos.

Aos vinte e um anos ingressou na Faculdade de Direito de Guarulhos, no ano de 1971, formando-se em Direito no ano de 1976, realizando após, vários cursos de pós-graduação, em Direto Processual Civil e Direito Trabalhista.

No ano de 2004 – ingressou no curso de Psicanálise, na Sociedade de Psicanálise Transcendental – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Entidade presidida pelo nosso atual Presidente Shlomo Zekhry, formando-se em Psicanálise no ano de 2006.




Autor de 3 (três) obras literárias:



Receitas de Otimismo e Positividades

Prospecção de sua Riqueza Interior

Espiritualidade Empresarial – ferramenta para o sucesso



HISTÓRICO PROFISSIONAL



O autor iniciou sua vida profissional, aos 11 anos de idade, no ano de 1960, trabalhando como Office Boy, em uma revista de propriedade de seu Irmão Domingos Scarano – de nome “São Paulo em Revista”; sediada no centro de São Paulo, á Rua Senador Feijó nº.29, onde permaneceu até aos 14 anos, quando ingressou na Firma A. Sequeira importadora, situada à Rua Florêncio de Abreu, 285 – SP. onde laborou até os 18 anos, então, já estávamos no ano de 1967; ingressou no Banco Irmãos Guimarães, sito à rua Boa Vista e Rua da Quitanda no centro de São Paulo, onde trabalhou em vários setores do Banco e por último, trabalhou no setor de compensação, na época, somava-se manualmente, todos os cheques recebidos pelo Banco, separava-os por Banco, após a conciliação, nos dirigíamos à câmara de compensação do Banco do Brasil, para realizar o fechamento, o horário de trabalho era bastante difícil, vez que, o horário de entrada era às 19 hs. e o de saída, era quando batia o fechamento, isso ocorria por volta das três horas da manhã; fato curioso e admirável, era que transitávamos de madrugada pela região central, o autor saía do banco, dirigia-se até o parque Dom Pedro, para tomar o ônibus até a Mooca, nunca ocorreu qualquer tipo de violência, roubo, pois São Paulo, era na época muito tranqüila.

Já havíamos chegado ao ano de 1972, dia 1º de fevereiro, foi o dia de início e admissão à uma empresa de prestação de serviços de limpeza e vigilância, Grupo Columbia, admitido ao cargo de técnico em contabilidade, foi ulteriormente promovido à gerente e posteriormente a diretor, permaneceu na empresa até 02 de abril de 2002, portanto trabalhou durante exatamente 30 anos nessa mesma empresa.

Atualmente, mantém escritório de advocacia na Mooca, onde atua na área cível, trabalhista , comercial e família.



ATIVIDADES SOCIAIS/ASSOCIATIVAS/CULTURAIS


-diretor da Fameca – Fundação assistência ao Menor Adolescente
- diretor da Soc. Beneficente Centro Independência do Ipiranga
- diretor do Rotary Clube – Vila Alpina
-vice- Presidente da ABCFAV – Assoc.Bras.de Centro de Formação Agentes de Segurança.
-Vice-Presidente Abrevis – Assoc. Brasileira de Empresas de Vigilância e Segurança.
-Vice-Presidente do Sindicato das empresas de Vigilância e Segurança.
-Acadêmico da APML – Academia Paulistana Maçônica de Letras.
-Acadêmico da AMIL – Academia Maçônica Internacional de Letras
-Diretor Jurídico da SAM – Sociedade Amigos da Mooca.
-membro da UBE - União Brasileira de Escritores
-Membro da SASDE – Soc. Amigos da Segunda divisão do Exército Brasileiro




HISTÓRICO MAÇÔNICO



- Obreiro da Loja Genesis 2843 (gob) – iniciação – 06/05/1999
-Obreiro da Loja Eliphas Levi (GOB) – iniciação – 05/04/2000
-Acadêmico da Academia Paulistana Maçônica de Letras
-Acadêmico da Academia Maçônica Internacional de Letras
-Deputado Federal Maçônico – representante na Assembléia Federal Legislativa Maçônica – GOB – Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário