Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cadeira nº 13

Erasmo Figueira Chaves
Patrono: Joaquim Gonçalves Lêdo

Pós-graduado em Filosofia da Educação e Teologia – Princeton, USA - Sociologia - Administração - Educação Física, no Inst.Técnico da Y.M.C.A. em Montevidéu- Uruguai. Fala e traduz fluentemente, espanhol, inglês, português. Cursou a Escola Superior de Guerra. Adesguiano. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro.
É casado com Beatriz Sylvia Areco Chaves, professora. Tem três filhos: Sylvia Marta Tomanick, arquiteta; Susana Alice, professora de idiomas e Álvaro Roberto, economista dedicado à informática e software. Todos Mackenzistas. Tem três netos: Tales de 16 anos, Arthur de 8 anos e Vinícius de 5 anos. Reside no Condomínio São João, no Caí, em Cabreúva, SP.Cx.Postal 22. cep:13315-000 - Cabreúva - São Paulo.
Durante a sua vida desenvolveu destacadas atividades culturais, educacionais e administrativas no campo internacional, ajudando a infância e juventude. Primeiramente, como Secretário da Associação Cristã de Moços – Diretor do Dep. Cultural da A.C.M. (YMCA) do Rio de Janeiro, depois como Diretor do Dep. De Moços, da A.C.M. de São Paulo. Posteriormente, como Diretor-Secretário Geral da Y.M.C.A., portuguesa, Secretário Fraterno Internacional, tendo atuado à frente da recuperação do Movimento da A.C.M., em Portugal, o qual deixou com profusa e qualificada liderança local, depois de 14 anos de profícuo trabalho de reconstrução.
Por períodos, lecionou e treinou líderes e voluntários, no Brasil e em Portugal.
Posteriormente, de regresso ao Brasil, foi representante da Cobec, Cia, Brasileira de Entrepostos e Comércio, a primeira Trading brasileira, de envergadura mundial, estatal composta pelo Banco do Brasil e outros bancos e, entidades financeiras governamentais ou privadas. Para esta entidade fundou e dirigiu, durante vários anos, como seu representante, os escritórios de Buenos Aires e Montevidéu, cujos resultados práticos foram dos mais profícuos e positivos no histórico da Cobec. Na realidade, foram esses passos iniciais muito importantes, coordenados pela política oficial do Brasil, posta em prática pelo Banco do Brasil, Cobec e Ministério de Relações Exteriores, em direção à realidade atual do pujante Mercosul. Fundou posteriormente, a Ipitrade do Ecuador, e a dirigiu localmente por 3 anos. Quando presidente do Rotary Clube São Paulo Oeste, fundou o Rotary Clube da Lapa, hoje um dos mais dinâmicos e representativos clubes do distrito rotário.
Foi diretor-gerente, da Câmara Argentino-Brasileira de Comércio.
Participou de inúmeros seminários, palestras, Congressos, no Brasil e no exterior. Co-fundador da Loja Maçônica Luz de Luxor. e fundador da Loja Urbi et Orbi, universitária.

Participou de extensas e repetidas viagens e congressos, na Europa, EUA, América Latina, África e Oriente. Autor da pesquisa e livro resgatando a memória do grande educador Cesário Motta – Paladino da Educação, que à solicitação da Biblioteca do Congresso americano em Washington, consta agora do seu acervo. Coordenou algumas publicações e 3 Antologias para a APML, de que foi seu presidente por dois períodos consecutivos. Participa como “colunista” da excelente publicação eletrônica semanal www.itu.com.br.
É membro de várias entidades culturais, cívicas ou educacionais, com participação ativa, entre elas, a Academia Ituana de Letras, Academia Pan Americana de Letras, Presidente por dois períodos consecutivos da Academia Paulistana Maçônica de Letras, Academia Maçônica Internacional de Letras (AMIL) da qual é seu atual presidente, Secretaria de Cultura da Glesp, para a qual contribuiu com várias publicações incluiundo duas Antologias, Rotary Clube São Paulo Oeste, do qual foi seu presidente no periodo 92/93, depois membro do Club de Itu, Casa do Poeta, Associação Cristã de Moços, Sociedade Cabreuvana de Cultura, da qual é seu presidente e fundador; é Associado do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, tendo como patrono Gonçalves Ledo. Membro da Secretaria de Cultura da GLESP, é grau 33 da Maçonaria do Brasil. Agraciado com a Comenda do Mérito Cultural, da Sociedade Brasileira de Heráldica, Cultural e Educacional, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação Nacional, entre outras importantes comendas
E-mails:
erasmochaves@itelefonica.com.br - efchaves@uol.com.br - erficha@gmail.com
Sites: www.apml.org.brwww.itu.com.br (visitar colunistas = Análises, Penas Temas e Lemas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário