Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resenha Histórica

Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo, não é, senão, a Biografia dos grandes homens Carlyle Preocupado com a necessidade, que, centenas de maçons, do mais alto nível de erudição, têm, de se reunir em uma entidade cultural, de nível municipal, seguindo o louvável exemplo da brilhante Academia Campinense Maçônica de Letras, e, com o fraterno idealismo, de trabalhar em conjunto e na mais completa harmonia, com todas as suas co-irmãs, em especial, a Academia Paulista Maçônica de Letras, é que o seu acadêmico, Aristóteles de Lacerda Júnior, inspiradamente sugeriu e planejou a criação da Academia Paulistana Maçônica de Letras, que logo recebeu o entusiástico apoio de uma pléiade de ilustres maçons. Para a perfeita execução, deste tão elevado projeto, contou com a colaboração, imprescindível e importante, dos irmãos: Antônio Soares da Fonseca Júnior e do acadêmico, Raimundo Acreano Rodrigues de Albuquerque (redator de seus estatutos). Aristóteles de Lacerda Junior - Cadeira nº 5 - Decano Fundador da APML. A Academia Paulistana Maçônica de Letras nasceu da necessidade que alguns Irmãos abrigavam em trocar ensinamentos e experiências entre si e estenderem a outros através de contos, artigos, poemas e livros. Foi fundada em novembro de 1992, tomando o nome que ora a caracteriza em vez de se denominar Academia Paulistana de Letras Maçônicas, como era o desejo de alguns, porque estaria (desta última forma) discriminando ou pelos menos excluindo do seu quadro aqueles Irmãos que escrevem somente livros técnicos e outros gêneros, mas que são também escritores da mesmíssima forja e com a mesma verve. Tem como lema “AD MAJORA NATUS” para ratificar que ela realmente nasceu para coisas maiores, para píncaros mais altos do que a simples vaidade de querer ser diferente. Em seu seio se abrigam poetas, contistas, articulistas, dramaturgos, compositores e escritores. Cada um encantando o mundo à sua maneira e com o gênero personificado. Somos imortais com o nosso trabalho que visa instruir as gerações vindouras; somos apenas mortais quando nos deparamos com a exiguidade do tempo que não nos permite escrever todo o cabedal que aflora do nosso âmago. Enfim, ela aí está com toda grandiosidade para dizer que velará pelo nosso nome quando partirmos para academias que não sejam terrenas. Fui o seu primeiro presidente durante seis longos anos, menos por merecimento e mais pela necessidade de uma estruturação forte de uma única direção. Ela navegou por águas tranquilas de um roteiro prévia e cuidadosamente elaborado. Entreguei a direção ao Dr. Gelson Batochio que a entregou ao atual presidente, Dr. Erasmo Figueira Chaves. Ressalta-se que ambos os confrades cumpriram e cumprem os seus mandatos com galhardia, carinho, abnegação e esforço sobremedidos, para que a caminhada da Academia continue de forma serena e prazerosa pelos mapas traçados para o seu apogeu.



Antônio Soares da Fonseca Jr.


1º Presidente da APML

Nenhum comentário:

Postar um comentário