Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

CELEBRIDADES QUE POR ITÚ PASSARAM, AQUI VIVERAM, OU SE RELACIONARAM À VIRTUOSA CIDADE

Erasmo Figueira Chaves

Como não nasci na região, e por aqui apareci já tardiamente, apreendi o que só paulatina e parcialmente o tempo nos disponibiliza, ou a curiosidade intelectual nos agudiza, careço certificar-me com a devida presteza, de alguns dados históricos obrigatórios, mas jamais poderia deixar de ressaltar, nomes e figuras que tanto ilustraram a cidade e a nação.

Em relação ao município de Itú e região fomos, todos os confrades e confreiras,  academicamente instados,  pela dinâmica presidente da Acadil, professora Maria Angela Pimentel Mangeon Elias,  a apresentar biografias de personagens que de alguma maneira foram historicamente  referência ituana, para publicação. São tantos afinal, alguns tão importantes, por terem de alguma forma merecido ressaltar-se, por haverem aqui vivido, nascido, aparecido, bravamente atuado, que confesso, não sei qual das  personalidades ou destacada figura escolher ou ressaltar, para o devido recolhimento de dados na  acurada investigação, que se faz necessária, pois são tantos e tão diversificados, que me obrigariam a  melhor aprofundar e fundamentar honestamente  uma hipotética pessoal e aprofundada pesquisa sujeito a muita burocracia . O tempo de que disponho e o espaço  previsto, pelas normas estabelecidas coordenadoras, a dedicar  ao trabalho, não o aconselham.

Resolvi então em ligeiro repasso, mencionar um tanto rapidamente, ressaltar menções descritivas aos personagens  que obrigatoriamente merecem enaltecer-se e referir-se  em sua vivência, no seu brilhante histórico relacionado  a  esta nobre cidade, conhecida como a “Fidelíssima”. Apesar de “Fidelíssina” foi o berço das transcendentes ideias republicanas, realizando aqui a primeira “Convenção Republicana” em plena regência do regime Monárquico.  Começo por  relembrar, a atitude,  a civilizada, “democrática”, EDUCADA, culta  e simpática saudação do ilustrado monarca Pedro II,  a essa primeira  Convenção , que afinal objetivava fundamentalmente a extinção da própria Monarquia.  Considere-se esse gesto da maior nobreza exemplar, a educação  de caráter geral, cultural espiritual transcendente, que uma nação pode dar, à posteridade, em formação !!! . . .

Acontece que desejaria pesquisar, para minha própria informação primeiramente, correspondendo principalmente,  ao pedido expresso, escrever algo referente a alguns dos principais  personagens que merecem ressaltar-se, em relação  ao Município de Itú, por terem de alguma forma, desbravado campos, fundado a cidade,  como um bandeirante pioneiro por estas bandas, Fernandes, ou outros, aqui vivido, aparecido, visitado, nascido,  ou realizado  historicamente, algum ato ou vivência importante,  ou nele  definitivamente se  estabelecido. 

Lembro acidentalmente, entre vários  e  de imediato alguns notáveis, como Prudente de Morais,  o primeiro presidente civil da republica, aqui nascido,  Cesário Mota Júnior, (O Paladino da Educação) que dos ilustradíssimos  diálogos  com o culto e bem fundamentado professor Jonas Souza, resultou o livro bem pesquisado e publicado pela editora Ottoni, a respeito dessa notável vida, de laborioso trabalho e dedicação à EDUCAÇÃO,  de minha autoria,  O notável Feijó,  o grande conselheiro da Monarquia, D. Pedro II, que costumava por aqui aparecer. Variadíssimas e misturadas  recordações, impressões, reminiscências.  Recordo tenuemente de um oficial militar, que se notabilizou na Guerra do Paraguai  e, tantos outros para os quais  recorro à  iluminada lembrança da memória, das leituras, ou das fontes informativas disponíveis, na conversa com ilustrados amigos, devotados à transcendência da VERDADE CONTIDA    na vivência  com pessoas, com os livros ou fontes verídicas na autenticidade de informação. Nessa intenção, não poderíamos cometer o pecado de ignorar ou simplesmente ao menos mencionar, essas destacadas figuras, que aqui se realizaram, notabilizaram ou contribuíram de alguma forma  para o engrandecimento do município e da nação.  Sei, claro, que há muitos, muitos mais, mas desejaria mencionar apenas os mais importantes e relevantes, aos quais não podemos de forma alguma esquecer de mencionar ou prestar-lhes a devida homenagem, pelos  principais feitos, vivências ou realizações em suas respectivas áreas.

São notáveis figuras, em geral de perfil cultural  patriótico, de alma viril , que à pátria serviram de algum modo com amor e denodo e nos deixaram exemplares feitos, aqui ou ali, que hoje admiramos e proclamamos às novas gerações, à juventude, que neles e em seus históricos iluminados, possamos absorver exemplos vocacionais de vida profícua, padrões honrosos, visionários de trabalho, arte, pensamento,  honestidade, valor e ética, de que imensamente carece a nação, hoje mais crescida, mas tão necessitada de exemplos, atitudes e virtudes que votadas ao amor e ao BEM COMUM, tanto precisa !!! . . .

Recordo,  fundamentalmente o exemplo de alguns dos nomes seguintes:
Padre Jesuíno, cuja vida e obra mereceu um belo livro de Mario de Andrade, hoje reeditado pela Editora Agir;
Conselheiro Paula Souza, um dos construtores da Nação;
O já citado Feijó, estudioso de Kant, professor de filosofia, eclesiástico,  ministro da Justiça e Regente do Império;
Miguelzinho Dutra, que registrou Itu em suas preciosas aquarelas;
Prudente José de Morais Barros, advogado e político; primeiro presidente civil da república.
Cesário Mota Júnior, educador emérito; já citado, como o Paladino da Educação, Educação, Educação.  Educação:  essencialidade vital, para o futuro da nação. Fundador do Caetano de Campos, a primeira ESCOLA DE PROFESSORES do Brasil,  da Politécnica, a primeira instituição oficial de Engenharia do Brasil,  Cesário Motta Júnior,  identificado, delineado,  biografado em meu livro acima citado.
José Ferraz de Almeida Junior, o pintor que revelou o universo caipira;
Elias Lobo, autor de óperas paulistas.  

Certamente outros nomes poderão aparecer no rol e ao sol aquecedor e vibrante da instrutiva história, na vibrante e condigna vida de seus personagens.   Os citados são os mais celebrados, cujas merecidas, meticulosas e necessárias biografias, deixo aos laboriosos confrades o desafio e privilégio da profícua pesquisa e realização.

Na esperança de, ao recordar nomes e pessoas VALIOSAS quanto valorosas,  de alma, intelecto, vida,  arte, desempenho, espírito, que os motivou ou inspirou, na expectativa de ter modestamente procurado reavivar a memória validíssima no histórico deste município de Itu, tão caro e grato, de ter procurado cumprir e responder à preocupação, ao  apelo gentil e culto de nossa dinâmica presidente da ACADIL.

Erasmo Figueira Chaves
Acadêmico, cadeira nº 31
Patrono::  Cesário Motta Júnior

Acadêmico  da APML. cadeira nº 13
Patrono: Gonçalves Ledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário