Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

JOSÉ RICARDO NORONHA:

        Erasmo Figueira Chaves

Coube-me o privilégio, por determinação dos confrades e da presidência da ACADIL, de apresentar o nosso ilustre palestrante de hoje, José Ricardo Noronha, o que cumpro com o maior prazer.

Difícil é fazer um resumo de seu extensíssimo e valioso curriculum.  Limitado pelo tempo disponível entretanto, aceito o desafio de ressaltar os temas gerais vitais que considero informativos imprescindíveis a esta superficial apresentação, pois o importante é ouvir a palavra do consagrado orador.

Quem precisar ou desejar maiores pormenores o fantástico Google, está pleno e rico de detalhes extensos e valiosos sobre este invulgar, importante e dinâmico personagem que hoje tenho a honra de  apresentar-lhes: o professor vendedor, orador JOSÉ RICARDO NORONHA.

Socorre-me para esta digressão o próprio curriculum de seu extraordinário perfil, onde proclama de sua vida e rumo:   Ser um Vendedor Vencedor (com o maior orgulho do mundo),  um exímio Palestrante, Professor, Escritor, Consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de Empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria invulgar história de superação pessoal.

Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA, Master of Business Administration,  Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Fez especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management e atua como Professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI / SP.

De 2001 a 2013, foi  Vendedor e Diretor Geral da GlobalEnglish (hoje Pearson English -
empresa do maior Grupo Educacional do Mundo – Pearson  Brasil, tendo ao lado de uma
equipe super talentosa transformado a subsidiária brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro com mais de 23.000 alunos.

É colunista de algumas das maiores e mais importantes revistas de Administração, Vendas e Marketing do Brasil: a Revista VendaMais, o Portal Administradores e a Revista Profissional & Negócios dentre outras. Tem seus cursos online no maior portal de Internet do Brasil (UOL) ao lado de gênios como Eugênio Mussak e Mario Sérgio Cortella.

Orgulhoso, zeloso e dedicado membro da Academia de Letras da sua querida cidade, São João da boa Vista.

José Ricardo Noronha, um grande vendedor, não só de técnicas e táticas de venda,  mas de visionárias ideias. Diz-nos de sua experiência professional:

A Paixão por Vendas é uma "Boutique" de Cursos, Palestras e Workshops de Vendas,
Negociação, Liderança, Comunicação e outros temas igualmente fascinantes, onde se dedica a impactar diretamente a vida e as vendas de milhares de profissionais e de centenas de empresas que tem confiado nele para ajudá-las na deliciosa e fascinante missão de desenvolver suas forças de vendas e lideranças com o que existe de mais moderno em Teoria, mais efetivo na Prática e com a incrível Paixão e sonho de fazer a diferença positiva no mundo.
Enfim, uma combinação absolutamente única no mercado brasileiro: Teoria, Prática e Paixão, componentes que juntos formam uma receita imbatível de muita motivação e resultados mensuráveis.

Suas publicações e livros:
*VENDAS ! . . .  COMO EU FAÇO ?
*VENDEDORES, VENCEDORES

Eletrônic Books:

 *   OS 7 ELEMENTOS DA BOA NEGOCIAÇÃO
 *   OS 10 SEGREDOS DE ATENDIMENTO
 *   ENCANTAMENTO DE CLIENTES DA DISNEY
 *   OS 10 SEGREDOS DE VENDEDORES CAMPEÕES
  1. *   AS 7 HABILIDADES DOS GRANDES LIDERES DE VENDAS.COMO MEDIR A LEALDADE E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.

 Nota importante: todos os e-Books acima são absolutamente gratuitos, pois isso faz parte da Sua missão de vida que é ajudar as pessoas e devolver ao mundo uma minúscula fração de tudo o que Deus lhe tem oferecido.

Vender bons produtos, projetos, ideias, ressaltando-lhes as virtudes, fazendo-as sobressair, no uso da razão crítica, é o mesmo que vender Verdades pedagógicas essenciais, como aquelas ponderadas análises com que intentava o estruturador de nossa língua pátria, com a qual hoje nos comunicamos, o glorioso Camões, esse homem de Letras, que afinal tentava vender aos seus contemporâneos e  à posteridade verdades, princípios e valores, alertando-os e  alertando-nos, com sua inegável coragem e extraordinária resplandecente lucidez analítica, a requerida a  um bom vendedor, de verdades intrínsecas, históricas e éticas, há quase 500 anos, logo a seguir ao descobrimento do Brasil, sobre as condições essenciais à vida plena e digna de uma sociedade; vender consciência de vitalidade transcendente :

“No mais musa, no mais, que a lira tenho destemperada e a voz enrouquecida, não do canto, mas de ver que venho cantar a gente surda e endurecida. O favor com que mais se acende o engenho, não no dá a Pátria, não, que está metida no gosto da cobiça e na rudeza de uma agastada, insana e vil tristeza” ! . . .

“Agastada, insana e vil tristeza“ !!!. . . De um Portugal do século XVI.   Será essa lúgubre trilogia a que agora hereditariamente vivenciamos? . . .

Infelizmente, esse notabilíssimo espírito camoniano, lúcido de extraordinária quanto corajosa penetração crítica e visão irrecusável, na clara intenção de bem vender mensagem inspiradora, aliciante, a despertar consciências de quem tenha ouvidos para ouvir e alma para sentir, não nos está dizendo nada, hoje, na distância temporal de seu pronunciamento? Não nos está falando hodiernamente, na bela linguagem pátria, herdada por nós, em que os valores do ensino e da verdadeira e humilde aprendizagem, nos são tão mal apresentados, atribulada, obnubilada, ligeira, superficial e incorretamente vendidos, em que a EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, fica em 2º, ou quem sabe, último lugar? Em que a ESCOLA e mestre não o recordam como paradigmático exemplo, modelo nos magistrais princípios de magnificente e enorme vendedor de inefáveis conceitos? . . . Vendedor da palavra inspiradora, inteligente, de valores civilizadores, soberbo pensador, cheio de conteúdo, de palavra instrumental, profética e sã? . . . Sua magistral lição ditada com tal Arte e sabedoria, não foi ainda por nós aprendida, absorvida como verdade ética essencial vital, na sociedade que ainda prima e permanece a cultivar “ARTIFÍCIOS”, a astúcia nefasta da corrupção a que deploravelmente assistimos, não só monetária mas a de dúbios, incertos, duvidosos, e indecisos conceitos . . .

Não será ele efetivamente, um histórico e ignoto mestre vendedor, um tanto frustrado, é bem verdade, mas transcendente vencedor ético, apesar da cegueira circundante? Entretanto, literato, literária e poeticamente cativa, vende com desenvolta soberania e destreza, analisa, critíca,   ensina aos contemporâneos e à posteridade, com superior literatura, a ARTE de BEM PENSAR e ATUAR dignamente! . . . Vende mensagem sublime. Quantos comprarão a oferta? O que ele vende não poderá ser encontrado em liquidação de fim de estação. Talvez o consiga comprar acaso em módicas prestações, algum abnegado, escondido e inconfundível caráter !!! . . .

E para finalizar esta já longa apresentação de um invulgar e honesto impulsionador de negócios, o atual treinador, vendedor, professor José Ricardo Noronha, motivador de vocações, mediante o enfoque mágico em que a Verdade e a autenticidade são paradigma de sucesso e dignidade, quero contar-lhes uma historinha aparentemente verídica:

O dono de um pequeno comércio, amigo do famoso poeta Olavo Bilac, aborda-o em plena rua e perguntou-lhe: “Senhor Bilac, preciso vender o meu sítio, aquele que o senhor conhece tão bem. Será que poderia, por gentileza, redigir um anúncio para o jornal?

Bilac, então escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e marejantes águas de um copioso ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece sombra tranquila das tardes na varanda”. Bem depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se ele havia vendido o sítio.
Ao que respondeu: “Nem pensei mais nisso. Quando li o anúncio, percebi a maravilha que tinha” . . .

O marketing honesto, a boa comunicação, o sincero propósito de BEM FAZER, tem essa virtude: a de fazê-la transcender real e insofismavelmente no que há de fundamental, naquilo que afinal é vital, essencial para a Vida, à comunhão vivencial do “BEM COMUM, da interdependência entre os seres, auxílio real à visão própria ou alheia. À BONDADE edificante, dignificante, propício princípio evolutivo.  É preciso, como é tão necessário,  apenas que seja VERDADEIRO, AUTÊNTICO, ético e  ISSO,  MUITAS VEZES,  ou quase sempre, é necessário APRENDER, estudar, estudar criteriosamente, de e com seres dotados desse dom pedagógico, de  inspiração Divina, já sejam literários como Bilac, Camões, ou lúcidos professores, visionários  de dimensão,  como José Roberto Noronha, que nos permitem vislumbrar o Belo, o necessário, o caminho, o edificante,  a técnica  para alcançar o IMPRESCINDÍVEL,  o  INEFÁVEL, que nos tornam raros exemplares INSTRUMENTOS ATIVOS do  inebriante e próprio  BEM COMUM, em usufruto da verdadeira, LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, da sã consciência de interdependência,  de difícil expressão por meras palavras, mas de engrandecimento mútuo perene, auxiliando-nos entretanto a crescer evolutivamente, responsavelmente,   a visualizar em humildade,  no  TRABALHO,  TRABALHO, TRABALHO, na  necessidade de honesto testemunho, em decoro, decência e probidade, profícua dedicação, constância, integridade,   essência e claridade, visualizando com nitidez a  importância  de realização eficaz na transcendência !!! . . .

Erasmo Figueira Chaves
Acadil : Cadeira nº31
(Academia Ituana de Letras)
Patrono: Cesário Motta Júnior
26/6/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário