Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cronologia

Erasmo Figueira Chaves

ALGUMAS DATAS DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA CRONÓLOGICA HISTÓRICA, ALGURES SUGERINDO E INFLUENCIANDO OUTRAS, CUJOS FATOS, ACONTECIMENTOS E IDEIAS, IMPLICITAS ENTRE SI, OBJETIVA OU SUBJETIVAMENTE, FACILITANDO, PERMITINDO A INTUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DE PROVÁVEIS ASCENDÊNCIAS, A COMPREENSÃO DO QUE TEM TEMPORALMENTE REGIDO, SUGERIDO OU INSINUADO ASPIRAÇÕES, IDEAIS E CONCRETIZAÇÕES EM TESE E DIREITO, ATÉ CHEGARMOS À REALIDADE DO MUNDO ATUAL REPUBLICANO DEMOCRÁTICO REPRESENTATIVO, EM QUE VIVEMOS.
Esta cronologia de datas dos fenômenos evolutivos históricos, documentados, importantes, em consequência da lenta e paulatina influência da razão, costumes adquiridos, inteligência, percepção e crescimento do pensamento humano, a longa luta contra a injustiça, as desigualdades, leva-nos primeiramente a um rápido olhar para o mais brilhante discípulo de Sócrates, - o grande Mestre, a fantástica mente privilegiada, verdadeira e constitucionalmente sábia da antiguidade Grega e da humanidade, - seu igualmente privilegiado aluno Platão, que no século IV a.c., na vetusta e iluminada nação, sugeriu em Atenas, a primeira concepção da sociedade comunitária perfeita, até então conhecida:
A REPÚBLICA" de Platão, é uma de suas obras brilhantes, na qual expõe o resultado de introspecções e ideias – o SONHO de uma vida comunitária harmônica, fraterna, que dominasse para sempre o caos da realidade humana – o qual serviria e servirá ao final dos tempos, como a matriz inspiradora de todas as utopias aparecidas,
Essas extraordinárias concepções para a época, atravessaram incógnitas os séculos, para desabrocharem plenas de vigor ante as vicissitudes do caráter humano, somente no século das luzes e dos iluminados iluministas, assim objetivamente chamados. (sec.XVII) .
Começa-se pois a remexer na matéria importante e de tão vital essência, da mais alta transcendência, a qual acuradamente analisada, confrontada, discutida, implantada sutil ou a duras penas, abruptamente, pela força da popularidade das "Novas Ideias" , como novidade justa e salvadora, em meio a tantas incógnitas, incongruências e injustiças, surge finalmente consubstanciada, coroada pelo assentimento fundamental da racionalidade intelectual vital e, do poder da união popular, o ressuscitar vigoroso da Republica Democrática Representativa, que finalmente se implanta para valer !!! . . .
Produziram-se daí em avalanche, as revoluções radicais . em catarata estrondosa, contra as monarquias hereditárias absolutistas, em praticamente todas as partes do mundo .
Vamos então, em breve vôo de pássaro, repassar importantes datas dessa cronologia, com a obviedade sequencial traduzível das respectivas influências ou convenções facilmente interpretáveis, temporais ou atemporais.
Para os exigentes documentalistas ou fundamentalistas, ávidos de feéricas provas, eventualmente carentes da obviedade e simples interpretação, algo dependentes e sempre desconfiados ou incrédulos, difíceis de contentar, austeros por boa prova documental, talvez convenha recomendar inicialmente um breve repasso, entre os vários períodos, visitando a literatura dos grandes pensadores, filósofos, educadores, e percursores como Emanuel Kant, Hegel, D’Alembert, Diderot, Rousseau, Montesquieu, e com real interesse proceder à leitura edificante de outros tantos dramáticos episódios históricos inescrutáveis, numa visita à lúcida consciência, ao conhecimento lógico esclarecedor, a repassar olhos e mente aos diferentes períodos da Evolução humana, nas seguintes épocas ou espaços de tempo:
A) - Pré-Socrático, B) Clássico. C) Pós-Socrático. D) Medieval. E) Pensamento filosófico. F) Época Contemporânea.
1. = 594 a.c. = Solón : A idade de ouro da civilização Ateniense começou em 594 a.c. quando Sólon, nobre e poeta, de riqueza moderada, tornou-se o principal governante e introduziu reformas de escopo inédito, desejoso de proporcionar Justiça e aliviar a pobreza, rejeitando as leis severas estabelecidas por Dracon em 621 a.c.. , abolindo a pena de morte para todas as ofensas, exceto para assassinato e homicídio involuntário.
2. = 507 a.c. = Clistenes : Passou grande parte sua vida lutando pelos "Direitos" de sua proeminente família, contra as outras facções nobres de Atenas, pelo que foi exilado várias vezes. Conquistado finalmente o poder introduz em Atenas uma forma primitiva de governo democrático
3.= A REPÚBLICA DE PLATÃO. ( vide comentário acima)
4. = Século 0 = Jesus Cristo. "Haveis ouvido que foi dito: olho por olho e dente por dente" (a lei de Moisés, de 2.000 anos antes) mas um novo mandamento vos dou: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS". É sem dúvida uma tremenda EVOLUÇÃO do pensamento, dita transcendentemente há outros dois mil anos, no sermão do Monte.
5. = 1215 = A Magna Carta - imposta pelos nobres à limitação ao poder dos reis na Inglaterra.
6. = 1455 - A impressão da Biblia de Gutemberg
7. = 1599 - Cromwell - A revolução Puritana e a República efêmera inglesa. A nobreza colocada sob controle.
8. 1635 - 25 de Fevereiro = Fundação da Academia Francesa
9. 1689/1755 = Entre estas datas de sua vida, Montesquieu, terá escrito a importante e vital tese : "O Espírito das Leis", sua fundamental obra (entre muitas outras) em que propunha difundir o regime constitucional proposto por Lock, contra o absolutismo.
10. 1751 = A Publicação da Enciclopédia de Diderot.
11. = 1759 : É publicada em Paris, a primeira versão do "Emílio", do grande pensador pedagogo Rousseau.
12. = 1762 : Publicada a 2ª edição do "Emílio" com o sub título EDUCAÇÃO. Rousseau sustenta que "o Homem é bom" o que à época representa a ventilação primeira dos postulados ou princípios que propõe a EDUCAÇÃO, realçando fundamental e respeitosamente a noção de LIBERDADE. Essas pioneiras e corajosas interpretações afirmativas, produziram reações contrárias e sua obra é queimada em Paris.
13. = 1776 : Independência Americana. O mais famoso documento da história americana foi assinado em 4 de Julho de 1776. Trata-se da INDEPENDÊNCIA sobre a todo poderosa Inglaterra. É interessante ressaltar a ação de um personagem, possuidor das novas ideias do intelecto libertário, veementemente expressas e defendidas no panfleto do ex-professor inglês Thomas Paine, "Bom senso"!. Este, ex prisioneiro fugido da Inglaterra, posteriormente também aprisionado na França, de onde igualmente consegue fugir, para a América, onde já as colônias se sublevavam em luta aberta pela Independência da Inglaterra, desenvolve brilhante contribuição para o sucesso da independência americana e a construção da constituição respectiva. Influencia e contribui com sua pena brilhante e favorecida para a edificação daquela gloriosa empreitada que era a nova nação nascente. A Declaração redigida e atribuída principalmente a Thomas Jefferson, tem certamente a contribuição de Thomas Paine, com palavras que reverberaram pelo mundo afora onde se afirmava por primeira vez a "Verdade" de que todos os homens nascem iguais e são dotados por seu criador de direitos inalienáveis, entre os quais a VIDA, A LIBERDADE, e a busca da FELICIDADE.
14. = 1787 : 17 de Setembro de 1787 – Assinatura da Constituição Americana. (depois da Independência). A primeira constituição no mundo moderno a consagrar o espírito governativo do "Poder do Povo, para o Povo e pelo Povo"
15. = 1789 : Queda da Bastilha : 14 de Julho de 1789.
16. = Posterior Declaração dos "Direitos do Homem e do Cidadão". A mesma é ratificada pela Assembléia Nacional Francesa em 26 de Agosto de 1789. Foi esboçada, entre diversos personagens, Marquês De Lafayete, veterano da Revolução Americana, (derrotado à frente das tropas francesas) e supervisionada por Thomas Jefferson (os dois se tornaram íntimos interlocutores) um dos mais distintos responsáveis por aquela Revolução (agora embaixador americano em Paris e que havia sido considerado o redator principal da Declaração de Independência Americana, uma década antes) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi feita bem às pressas . Ela foi adotada pela Assembleia Nacional Francesa em 26 de Agosto de 1789, apenas um mês depois de a Queda da Bastilha dar início à Revolução Francesa. Base de uma Nova Constituição e inspiração para constituições posteriores, a Declaração repudiava o Feudalismo e o Absolutismo real em prol da igualdade universal e da indivisibilidade de direitos. Sua base filosófica vinha de escritores como Thomas Paine, que participara ativamente da revolução americana e insuflara a Francesa e, também do francês Jean Jacques Rousseau, cujo ditado "O homem nasce livre, mas vive algemado" era reproduzido ipsis literis no primeiro artigo da declaração. O segundo artigo proclamava que os direitos à "LIBERDADE, PROPRIEDADE, SEGURANÇA E RESISTÊNCIA À OPRESSÃO" deveriam ser preservados como "objetivo de toda associação política" . Críticos radicais acusaram a Declaração de não mencionar os direitos das mulheres e ou dos escravos e, ela, poucos meses depois de sua criação, foi ridicularizada, quando os Jacobinos instauraram sua arbitrária ditadura de terror, guilhotinaram vingativamente adversários ou meros inocentes.
16. = 1755-1828 = : uma palavra para ressaltar a estatura e importância de Thomas Jefferson, como Ministro embaixador dos EUA em Paris; O embaixador americano havia testemunhado o início da Revolução Francesa e acreditava poder levar para toda Europa os bons ideais libertários da Revolução Americana.
17. = 1818-1883 = Marx : Pai das teorias comunistas – Socialistas, fundou a 1ª Internacional em 1864 – para a execução do "Manifesto Comunista" que com Engels lançou em 1848. Engels, socialista alemão, o maior e mais íntimo colaborador de Marx 1820-1895. O primeiro contato de Engels com Marx, deu-se em 1844 em Paris. Juntos lançaram o referido Manifesto Comunista em 1864. Há razões para supor que "O Capital" (a história da luta de classes) cujo primeiro volume saiu em 1867, seja fruto dessa colaboração mutua. Max publicou o 1º volume. O 2º e o 3º foram publicados depois de sua morte, por Engels, e o 4º por Kaultsky, já Engels morto também. A frase muito conhecida do Manifesto Comunista é vista na lápide de Karl Max e nos textos do filósofo: "Proletários" de todo o mundo uni-vos". Aparentemente o objetivo de Marx, era por meio de uma crítica aguda da economia política, compreender antes de tudo, como o Capitalismo funciona. Até onde e como a luta contra o "horrível e sufocador capitalismo" tese afinal devidamente equacionada por economistas importantes, posteriores, não encontra naquele momento histórico, significativa relevância e radical estímulo ao verificar-se, considerar-se, balancear-se a força advinda da difusa "confusão de temas, ideias e ideais" de concreta expressão e vigor oriunda da união do povo em relação aos seus direitos e, projeções, do slogan virtuoso da implantação moderna do já distante, incontestável e evoluído sucesso do 1º "governo do povo, para o povo e pelo povo"
Depois surgem daí, influências, ciências econômicas, personagens históricos de pensamento radical e poderosa intelectualidade política, socialistas, anarquistas, bolcheviques, comunistas, oriundos e herdeiros exaltados da magnificação desse manifesto, em várias partes do mundo, tendo na Russia, com a instalação do partido bolchevique, desfechos espantosos de que resultou o assassinato de toda a família real Russa. Lideres ou personagens, como entre vários outros, Karensky, Trotsky, Lenin, Bakunin, Stalin, (conhecidos historicamente mais por seus pseudônimos, combativos adversários ou ferrenhos adeptos.. etc. etc..
18. = 1917 - 16 de Abril - Lenin anuncia em S. Petersburgo, as teses bolchevistas, os quais em 7 de Novembro assumem o controle da revolução Bolchevista.
19. = 1922 - Em 30/12/1922 é feita a Proclamação da União das Republicas Socialistas Soviéticas.
20. = Calcula-se que de 1917 a 1953, ano da morte de Stalin, os expurgos, a fome, as deportações em massa, (Sibéria) o trabalho forçado no Goulag e os fuzilamentos mataram ou martirizaram algo em torno de 20 milhões de pessoas na antiga U.R.S.S. A vitima mais conhecida do Stalinismo foi sem dúvida Leon Trotsky, o fundador do exército Vermelho. Em 1927, foi expulso do partido e do país. Em 1940, foi exilado no México, onde foi assassinado a mando de Stalin.
E, tudo isto se dá , em luta pelo pretenso e flamante "governo DEMOCRÁTICO, do povo, pelo povo e para o povo", que afinal tendo tido e sido finalmente luminosa inspiração notável e concreta depois da independência Americana, vai resultar e por em risco a estabilidade da vida humana, a mascarada injustiça, o desapego ao conspícuo sentido de respeito à liberdade, Igualdade, fraternidade, implícitos nos ideais humanitários da República Democrática, há tantos MILÊNIOS ALMEJADOS, pondo na triste realidade em confronto direto, abjeto, infantll, primitivo, irracional e tolo, em lugar de conquista da civilização evolutiva dignificante, foi ascendendo paulatinamente a patamares de espantosa barbárie, chantagem, argumentação mentirosa, ao período da "Guerra fria" , entre duas potências Mundiais, com audíveis ameaças atômicas, expressivas de um lado, pelo "Capitalismo americano" e circunstantes do mundo livre (Democrático) e de outro lado o "Capitalismo de Estado soviético" (definido cínicamente como comunitário ou comunismo) opressor ditatorial, nos turbulentos, ansiosos e dolorosos anos da detestável Guerra fria, até a queda do Muro de Berlim. Afinal, quem alberga ou administra os verdadeiros ideais de evolução humanitária? Do crescimento real, moral, ético, digno,transcendente, verdadeiramente, inteligentemente, cultural, integral e pleno, no histórico interminável de lutas e pretensas justificações injustificáveis, que não sejam as meramente sonhadas, mas alcançadas fundamentalmente pelo mérito e esforço reconhecido, pela VERDADE sonhada, não pela esmola, mas pelo direito ? Alcançados pela verdadeira EDUCAÇÃO, a compreensão ou humilde conversão? A profunda convicção de que tais humanas e mais que justas aspirações só poderão ser alcançadas humanitáriamente, digna e meritoriamente, sem esmola permanente, pela elevação cultural, integridade ética e moral do indivíduo, o SER aspirante ao autêntico "BEM COMUM" (O BEM DE TODOS) a que todos têm que aportar, a que cada um precisa integrar-se, de acordo com seus méritos, capacidades e vocacionadas potencialidades, "converter-se", em autenticidade, convencer-se, como ativo e verdadeiro contribuinte, muito mais que mero pedinte, corajoso exemplificador, vivenciador, sem passar necessidades básicas nem falta de alimento. Pelo contrário, estimulado pelos valores básicos da EDUCAÇÃO e das estruturas que a mesma construirá: (Necessário vos é nascer de Novo - diz Jesus Cristo, ao inteligente Nicodemos) não pela implantação à força de qualquer sistema político partidário utilitário, utilitarista contumaz, manipulador de falsas verdades interesseiramente e maquiavélicamente construídas, atos feericamente egocêntricos, malévolos, egoísticamente calculistas de seus dirigentes partidários, desonestamente escolhidos, se determinada e iluminadamente não se privilegiar em primeiríssimo lugar a EDUCAÇÃO, a EDUCAÇÃO, a EDUCAÇÃO , a exigí-la, como o pão nosso de cada dia, em todos os níveis, na mais alta e sofisticada qualidade e igualdade, aspirando por transformação, por verdadeira indepêndencia de razão e decisão, de mente, corpo e espírito, auto inculcada, estudada, ensinada com as as oportunidades desde a infância, no RESPEITO à verdade dos fatos presentes e da história, sem malidicência, com bondade e disciplina de professores autores, tutores e mestres vocacionados, estimulados e protegidos, considerando circunstâncias em convicto respeito à ansiada transcêndencia não pedida mas aceite, desafiante e esperançosamente, com fervoroso AMOR pelos "Direitos do Homem e do cidadão", por digna igualdade, a quem também além das dádivas e direitos, correspondem tremendas responsabilidades e sobretudo DEVERES EVOLUTIVOS !!!

Erasmo Figueira Chaves,
Cabreúva, outubro, 2014

Consultas:
A) Google
B) História Universal

C) 1001 Dias que abalaram o Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário