Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Ões". "Udes" e "Ades": HÁ RIMAS ENTRE O ATO POLÍTICO E A GRAMÁTICA? . .

Erasmo Figueira Chaves


Se aldrabões, rimam com ladrões, vilões, mandriões, bufões, encenações, confusões, manipulações, corrupções, mas não com Virtude, pulcritude, atitude, beatitude, mansuetude, muito menos com Verdade, Bondade, Acuidade, Sanidade, Probidade, Dignidade, Hombridade, Proximidade, Santidade, na liberdade usual com que se manipula a gramática ao belo prazer de qualquer apdeuta, como enaltecer a política, os políticos, ou os seres que vivem automaticamente em multidões, sem profundidade de PENSAR, sentindo apenas egocentricamente, em Poema simbólico naquilo que tanto aspira o povo, num governo do Povo, para o povo e pelo povo, na República Democrática? . . .
Ora direis: Se "ões", não se coadunam nem se misturam ou sintonizam pela lucidez harmônica dos símbolos gráficos com "udes" e similitudes, mas antes se contrapõem completamente a "ades" das verdades puras e simples, na essência dos significados mais descritivos e éticos vividos pessoalmente pelos personagens que manipulam a gramática pátria e, isto expressa em Verdade a conspícua realidade da impossibilidade e incompatibilidade de convivência pacífica da ética com a lógica verbal gramatical, com o verdadeiro, perene e transcendente valor das palavras e da harmonia das mesmas com a conduta pessoal dos seres humanos, com o verdadeiro casamento e conjugação expressiva dos valores em jogo, o AMOR à transcendência da verdade, às virtudes, à cultura da Pátria e da terra onde nascemos, à família que se amplia ao próximo, à consciência evolutiva civilizadora, assumindo-se responsabilidade, definindo-se corajosamente, separando joio do trigo, maldade ou bondade na formulação e caráter intrínseco às definições, conspurcações, manipulações, conspirações com que a política desvirtuada em geral costuma contradizer-se, no uso e abuso inconsequente tão "liberal" de expressões, simbolismos e significados, admitindo-se "ingenuamente" a superficialidade e confusão de termos e atitudes, implícitos à necessidade inegável de proselitismo, tantas vezes infundado, que representam apenas a incoerência entre o dito e o que se anseia deformadamente representar. Hábito praticamente inconsciente, inconsequente, insolente uso indevido ou inadequado das palavras, o embarelhamento das mesmas e das atitudes, dos simbolos e testemunhos condizentes, que revelam gritantemente, ao desperto e integro analista, antes de qualquer outra coisa, o estágio civilizatório, a falência de tudo e ou que signifique claridade insofismável na sociedade, na seriedade com que a Vida evolutiva, não estacione, que a mesma precisa imprescindívelmente ser vivida, praticada e coerentemente dignificada !!! . . . Diálogo, por exemplo, não pode existir, subsistir, frutificar, na manipulada esperteza da Mentira !!! . . . Não se coadunam nem rimam.

Erasmo Figueira Chaves

Cabreúva, 6/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário