Prezados irmãos
Prezadas Cunhadas e Sobrinhos
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Porque:
A música de Carlos Gomes, de temática brasileira e estilo italiano, inspirado basicamente nas óperas de Giuseppe Verdi, ultrapassou as fronteiras do Brasil e triunfou junto ao povo europeu.
Na tenra idade, estudou música com o pai e começou a fazer sucesso em São Paulo com o Hino Acadêmico. Continuou os estudos no conservatório do Rio de Janeiro, onde foram apresentadas as suas primeiras óperas: A Noite do Castelo e Joana Flandres.
Estudou em Milão com o maestro Lauro Rossi e diplomou-se em 1986. Após quatro anos faz estréia no maior teatro lírico do mundo, La Scala de Milão. Uma de suas principais obras, que abriria as portas do mundo musical europeu e da fama, O Guarani foi recebido com entusiásticos aplausos pelo novo e pela crítica, chegando a provocar a seguinte exclamação de Giuseppe Verdi: “Este moço começa onde eu termino”.
O sucesso de Guarani repetiu-se no Brasil, no 54º (quinquagésimo quarto) aniversário do imperador, que confere ao compositor a Comenda da Ordem da Rosa. D. Pedro II ofereceu-lhe uma bolsa para iniciar a composição da Fosca, melodrama em quatro atos, que fora mal recebido pelo público e pela crítica, essa viria a ser considerada mais tarde como a mais importante de suas obras.
Carlos Gomes compôs ainda Salvatore Rosa, Maria Tudor, O Escravo e o Condor – esta última - estreou na Scala, teve uma aceitação plena e foi representada doze vezes consecutivas.
No teatro lírico do Rio foi encenado o poema sinfônico-vocal Colombo, sendo acolhido com frieza pelo público, que esperava “uma nova ópera de Carlos Gomes” e, no entanto, na opinião de Salvatore Ruperti, é a criação mais perfeita que o genial artista brasileiro deu ao mundo musical.
Antonio Carlos Gomes, ilustre e famoso maestro, honrou e dignificou o nome do Brasil com sua Arte.
Por sua alta virtuosidade foi que escolhi Antonio Carlos Gomes para ser meu Patrono na Academia Paulistana Maçônica de Letras, onde ocupo a cadeira número onze.
São Paulo, 3 de outubro de 1997.
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