Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

“A PRIMEIRA MULHER VEREADORA DO MUNICÍPIO”

Erasmo Figueira Chaves

Nessas andanças pelo território cabreuvence, entrei em contato com a surpreendentemente jovem de
espírito e lucidez D. Guiomar Corrêa Spina, a primeira mulher cabreuvana a ser eleita no município para exercer o mandato cívico popular de VEREADORA em 1955. Falou-me com naturalidade, na lucidez, inteireza e beleza de seus 88 amos. É a tia da Professora Antónia Aparecida Spina, mãe do popular empresário Tuca da Olaria, e das filhas professora Maria de Lourdes e de D. Glória, avó da gentil e dinâmica Isis, filha do Tuca.   Nascida em São Paulo em 18 de julho de 1926. Filha do Sr. José Jerônimo Moreira da Silva e da Sra.  D. Olivia Corrêa Moreira.  Mudou-se com seus pais para a Fazenda Várzea, no município de Cabreúva. Professora aos 18 anos de idade, começou a redentora obra de alfabetização, sobre caixotes, num dos cômodos da sua casa, com um grupo de crianças do Bairro Bananal, onde então não havia escola pública ou privada. D. Guiomar, naquela eleição de 1955, foi a mais votada, segundo reza o magnífico e expressivo diploma passado pelas autoridades eleitorais da época, que orgulhosamente me exibiu. Admirem-se: nessa época o Vereador era eleito para exercer o cargo, unicamente pelo prestígio e privilégio do mesmo, em si, para SERVIR como REPRESENTANTE do povo que o elegia, para cumprir deveres rigorosos nos quatro anos seguintes,  sem receber qualquer remuneração.

TRABALHAVAM  POR AMOR em pról da comunidade. Que bela história de dignidade, não comprada nem vendida, apenas alcançada pelo reconhecimento e exercício do mais puro, lídimo direito e mérito republicano-democrático, do legitimo, digno e consciente voto popular. Assim é o “governo do povo ... para o povo . . .  e pelo povo”. . .  pois era legitimamente do povo de onde emanava o poder, transmitido a representantes que o deviam irrepreensivelmente representa-lo, sem compras ou vendas de benesses, oportunismos, favoritismos ou privilégios individuais de qualquer ordem. Assim era de fato, e deveria continuar a ser, a “Democracia Republicana” !!! vivida naqueles tempos e exemplificada tão honestamente por D. Guiomar.

Sem qualquer dúvida: D. Guiomar, é um exemplo lúcido e vivo a nos contar coisas grandiosas da dignidade humana e do comportamento democrático-republicano!

Dentre os seus inúmeros feitos cabe destacar: como vereadora conseguiu a doação do terreno e a
Construção do primeiro prédio escolar municipal, para o funcionamento da primeira escola pública do .Bairro do Cai, que até então funcionava em prédio de  propriedade particular. O primeiro telefone público do bairro . foi instalado na residência de D. Guiomar, que assumiu voluntariamente, por vocação comunitária, a obrigação de, sem receber honorários por isso atender as pessoas,  ou levar-- lhes recados “sempre urgentes” aos montões, a qualquer hora do dia ou da noite, às vezes a  quilômetros de distância. Foi importante coordenadora da Pastoral da Criança, no Bairro do
Cai, durante nove anos, tendo arrebanhado um grupo significativo de lideranças da comunidade para o desenvolvimento do trabalho pastoral junto às famílias do Caí. Batalhadora incansável, mostrou-me em confidência generosa, correspondências suas dirigidas às administrações públicas responsáveis, (mas irresponsáveis pois não respondiam) do município, solicitando a construção de  um “CENTRO
COMUNITÁRIO, DE LAZER, ESPORTE E ENTRETENIMENTO”, para atender às famílias e

Anseios vitais da comunidade. Correspondências e manifestações de identificação cívica,  veementes até, mas nunca consideradas ou educadamente respondidas. Triste realidade, no que em geral,  se tornou a política.


Hoje viúva, contínua, cultural e  espiritualmente vocacionada à colaboração de forma voluntária e exemplar, com as coisas do Bairro e do município, sempre disposta ao diálogo e a rememorar episódios, alguns humorísticos, outros edificantes ou curiosos de sua interessantíssima e valorosa vida, dá-nos este valioso, cabal, espiritual e exemplar depoimento:

Palavras de D. Guiomar: “Minha vida, como se vê, foi sempre dedicada à comunidade. Meu maior desejo é mostrar para as crianças e jovens, o melhor caminho a seguir, através de palavras educativas dentro dos projetos sociais e religiosos: “AMAR”, “SERVIR”, “PERDOAR”, “DOAR-SE “, “SER PACIENTE” e “ACEITAR”   SEM  nada esperar. Como exemplo, a “HUMILDADE” espiritual,  educacionalmente reconfortante!”

Muito mais,  muito mais mesmo haveria a dizer, sobre este exemplo de humanidade e dedicação ao semelhante, tão bem expresso na dignificante vida desta “primeira mulher vereadora do município de Cabreúva’, mas o espaço jornalístico nos limita nesta ‘oportunidade. Esperamos poder ampliar ainda mais, futuramente,  o exemplar testemunho vivencial desta preciosa e profícua vida.

Obs.: do grupo Cabreúva, História e Memória a que honrosamente ajudei a fundar: A Câmara Municipal de Cabreúva, através do vereador Renato Ferrari Letrinta, corrigiu uma injustiça histórica em nosso município, concedendo, 60 anos após o exercício de seu mandato de  primeira mulher vereadora, o título de “Cidadã Cabreuvana” à D. Guiomar Corrêa Spina.

Setembro de 2011








Nenhum comentário:

Postar um comentário