Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Natal: a História e a Essência


J. B. Oliveira


A cada 25 de dezembro, engalanada e festiva, a humanidade comemora mais um aniversário do nascimento de Jesus, ocorrido em Belém, no primeiro ano de nossa era — o 1° a.D. (anno Domini).

Entretanto...

— Estudos e levantamentos cronológicos contestam a época do nascimento de Cristo, que não se teria dado no ano em que consideramos o primeiro, mas sim entre quatro a seis anos antes.

— Igualmente o mês não teria sido dezembro, auge do inverno na Palestina, marcado por frio tão intenso que, à noite, os pastores recolhem suas ovelhas aos apriscos — abrigos cobertos e fechados — para resguardá-las do rigor invernal. Assim sendo, não teria sido possível estarem os pastores no campo, com seus rebanhos, quando os anjos anunciaram que na “cidade de Davi nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”, como narra o evangelista Lucas. É provável, isso sim, que o evento tenha ocorrido entre fevereiro e abril.

— O dia, por outro lado, não teria qualquer ligação com o citado dia 25. Essa data teria sido fixada já muito posteriormente, e por influencia do sincretismo religioso, que sugeriu hábitos e festividades pagãos ao incipiente Cristianismo.
Ora, 25 de dezembro era a data consagrada pelo culto pagão ao deus Sol, e como Cristo prefigurava a aurora de uma nova era, de uma nova vida, passou a ter essa representação.

A conclusão é que não há registros históricos indiscutíveis a respeito do ano, do mês e do dia do nascimento de Jesus. E isso, que pode parecer um despropósito, é, antes, como que um propósito de Deus, o Grande Criador dos Mundos.
Não quer Ele que nos ocupemos ou nos preocupemos com detalhes históricos ou geográficos, todos de importância menor.

O importante, realmente, o certo e indiscutível, é o fato espiritual: CRISTO NASCEU! Nasceu e revolucionou o mundo, a História e os conceitos humanos! Nasceu e trouxe consigo a Redenção, a Religião (re-ligação entre criatura e Criador) e o Evangelho (Ev-Angelós), a boa nova entoada pelos anjos naquela noite de Belém, e repetida hoje em todo o mundo:

“GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS; PAZ NA
TERRA E BOA-VONTADE ENTRE OS HOMENS”!


J. B. Oliveira, Consultor de Empresas, é Advogado, Jornalista e Escritor. Membro da Academia Cristã de Letras, da Academia Paulista Evangélica de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário