Augusta e Respeitável Loja Simbólia Genesis 2843
Venerável mestre
Irmão 1º vigilante
Irmão 2º vigilante
Demais dignos irmãos
Saúde, força e união
Peça de arquitetura:
A Espiritualidade a alma e os pensamentos
A espiritualidade recebe grande influência de deus e da natureza, esta oferece tudo ao ser humano, dádivas divinas que ornamentam nossas vidas e nos trazem felicidades.
A visão das flores, das árvores, o ouvir dos pássaros cantando, das cachoeiras, dentre outras muitas riquezas que nos é oferecido gratuitamente, embelezam nosso espírito. Na bagagem desses ricos componentes, o ser humano é contemplado com sentimentos de amor, paz, entusiasmo, sabedoria e outros predicados, que ajudam no desenvolvimento da espiritualidade.
O caminho para conversarmos com deus, é através os sonhos, as orações, a meditação; quantas vezes, ao deitarmos à noite, temos em mente, um grande problema que nos parece insolúvel; ao despertarmos nos vem a solução e o caminho a seguir, como um bússola a nos orientar. É deus agindo à nosso favor, atendendo nossas súplicas.
Não podemos confundir espiritismo com espiritualidade, aquele é uma seita, uma religião, este é um dom que todo ser humano possui, basta alimentar nosso interior com as belezas que deus e a natureza nos proporciona, para evoluir a espiritualidade.
Os preceitos emanados da filosofia maçônica, exercem uma grande propulsão para o desenvolvimento da espiritualidade; ela coloca à nossa disposição, os sentimentos fraternais de união, de aprimoramento, de amor ao próximo; propugna pelo equilíbrio entre a espiritualidade e a matéria.
Assim, podemos definir a espiritualidade, como um conjunto de sentimentos inerentes ao ser humano, latente em seu espírito, alimentados por deus e a natureza de forma híbrida, ornamentados pelo amor, entusiasmo, sabedoria, e outras riquezas espirituais abstratas, que a fazem evoluir e desenvolver, multiplicando e distribuindo seus efeitos no meio em que vivemos, exaltando o caráter e a personalidade do ser humano.
“Uma ajuda ao próximo, por menor que seja, se a praticarmos reiteradamente, será como semearmos o terreno fértil da bondade, certamente teremos uma colheita fecunda.”
“Feliz daquele que aprende a diferença que há entre uma derrota temporária e um fracasso; mais feliz ainda será, se aprender que a semente do triunfo está adormecida em cada derrota que experimentamos, basta semeá-la”.
“A natureza conspira para que as coisas boas e positivas aconteçam.”
“Pela razão, que é uma essência humana, o homem sobrepõem-se aos instintos, impulsos, pulsões, base da irracionalidade”
“A sabedoria está em cada um de nós, nossa essência é perfeita, temos que fazer uma prospecção em nosso interior, aplicá-la em busca do sucesso”.
“Precisamos limpar e arar nosso terreno espiritual, para torná-lo fértil aos bons pensamentos e boas ações.”
“Estou aberto e receptivo a todo bem e abundância do universo que venha a meu favor, eu serei um imã que atrai a divina prosperidade”.
Qual a diferença entre espírito e alma? Espírito alude-se à parte imaterial, enquanto que, a alma abarca tanto a parte imaterial como a espiritual; o ser humano possui um espírito que também faz parte de sua alma, que significa a vida. Sempre que usamos a palavra alma, nos referimos ao ser humano como um todo vivo ou após a morte.
Podemos dizer que a alma é a visão horizontal do ser com o mundo, o espírito é a visão vertical do ser humano com deus.
É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, todavia, somente o espírito se refere à caminhada do homem com deus. A alma refere-se à caminhada do homem com o mundo, tanto imaterial quanto material.
O espírito é o elemento que concede ao ser humano, capacidade de ter um relacionamento íntimo com deus, sempre que a palavra espírito é usada, se refere à parte imaterial do homem, incluindo sua alma.
Oriente de São Paulo, 16 de março de 2016 EV
IR ROBERTO SCARANO – M. M.
CIM.199.989
Bibliografia:
Literatura logosófica
Texto próprio
Nenhum comentário:
Postar um comentário