Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ACONTECEU A PROFECIA DE KUROSAWA NO JAPÃO DEVASTADO POR TERREMOTOS E TSUNAMIS

Koiti Egoshi


O vice-presidente da Tokyo Electric Power Co. Sakae Muto e demais executivos
publicamente pedem desculpas pelo vazamento dos reatores nucleares em Fukushima
Fonte: Época Negócios Online (2011)

Assim que vi mais esta impressionante imagem que reflete toda uma cultura de decoro, ética e caráter do povo japonês, eu logo me lembrei de Akira Kurosawa (1910-1998), meu cineasta preferido. E me exclamei: aconteceu a Profecia de Kurosawa! E 21 anos depois, vemos as mais desoladoras imagens como esta:


Usina Nuclear de Fukushima em chamas
Fonte: Odde.com.br (2011)

Kurosawa no seu filme Sonhos, de 1990, nos conta seus oito sonhos. Todos de caráter reflexivo, pacifista e naturalista. O seu sexto sonho, ele o intitulou “Monte Fuji em Vermelho”. E o sétimo sonho, “O Demônio Chorão”.

Fiz uma resenha de ambos os sonhos. Em ambas resenhas, negritei frases e palavras-chave, para que facilite o meu prezado leitor na comparação e análise de fatos reais de hoje, com os Sonhos de Kurosawa. E peço ao leitor inteligente, que tire as suas próprias conclusões e reflexões.            

                                                       MONTE FUJI EM VERMELHO


Monte Fuji em Vermelho
Fonte: WebCine (2007)

Um forasteiro chega em um local, em meio a uma multidão, que foge apavorada. Todos fogem em direção ao mar. O forasteiro surpreso, pergunta ao léu, se o Monte Fuji entrou em erupção.

Uma mulher com dois filhos e com ar de reprovação, lhe diz que é resultado de uma explosão de uma usina nuclear. Um homem de terno e gravata confirma, e explica que o vermelho do ar é por causa do Plutônio-239 que provoca câncer; o amarelo, o Estrôncio-90 que causa leucemia; e violeta, o  Césio-137 que afeta a reprodução e gera mutações. Defronte ao mar, explica ainda, que a humanidade acabará se matando no fundo do mar, por não agüentar os efeitos da radiação.

A mulher lamenta que essa desgraça aconteça também às crianças inocentes que ainda teriam a viver muito dignamente, e critica os responsáveis. O homem de terno e gravata revela que ele é um dos responsáveis – e em seguida, ele mesmo se atira ao mar.

Forasteiro tenta salvar a mulher e as crianças dos gases venenosos, mas em vão. Tarde demais.


O DEMÔNIO CHORÃO


O Demônio Chorão
Fonte: WebCine (2007)

Um forasteiro faz uma longa caminhada por uma terra escura, enfumaçada e devastada. Finalmente, após uma longa solidão, encontra um demônio de um chifre. O demônio uiva de dor, apertando o chifre. Ele diz que antigamente, era humano e que onde estão, era um campo florido. Tudo mudou para horrível, depois que jogaram bombas nucleares. O campo ficou um deserto, a natureza ficou venenosa e em tudo provocou mutações: gigantescas flores dentes-de-leão, peixes com pelos e tudo o mais horripilantes. Nada há para se comer, e se um não comer ao outro, morre-se de fome.

O demônio explica que está chegando a sua vez. Que há uma hierarquia entre demônios: de um, de dois e de três chifres e ele então, com apenas um chifre, será comido pelos de dois e de três chifres. Se for comido será livre, mas não quer ser.

Explica que quando era humano, era fazendeiro e derramava leite no rio e enterrava batatas e repolhos colhidos na terra, só para aumentar seus preços. Lamenta-se, dizendo quão estúpido foi.

Todos os demônios eram todos igualmente poderosos como humanos, e assim permanecem da mesma forma no inferno, um mais poderoso que o outro. Quanto mais poderoso, mais chifres. Os de dois e de três chifres, um sofre mais que outro e mesmo que queiram, não podem mais morrer, porque ganharam a imortalidade. Adquiriram a imortalidade, atormentados pelos seus próprios corações.

O diálogo ia tão bem entre demônio e o forasteiro, como velhos amigos, até que ambos deram-se conta de suas próprias naturezas e diferentes entre si. Então, o demônio sai em perseguição ao forasteiro, pela colina abaixo. 

Referências Bibliográficas:

ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE. Executivos pedem desculpas por acidente nuclear. Acesso em 14 mar 2011. Disponível em <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI217977-16355,00-EXECUTIVOS+PEDEM+DESCULPAS+POR+ACIDENTE+NUCLEAR.html>.

KUROSAWA, Akira. Sonhos. Los Angeles: Warner Bros, 1990. Filme.

ODDE.COM.BR. Usina Nuclear de Fukushima em chamas. Disponível em <http://www.oddee.com.br/artigo/japao-decreta-estado-de-emergencia-apos-problemas-em-usina-nuclear>. Acesso em 16 mar 2011.

WEBCINE. Monte Fuji em Vermelho. Acesso em 2 jan 2007. Disponível em <http://www.webcine.com.br/filmessc/sonhos.htm>.

WEBCINE. O Demônio Chorão. Acesso em 2 jan 2007. Disponível em <http://www.webcine.com.br/filmessc/sonhos.htm>.



Nenhum comentário:

Postar um comentário