Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

FÁTIMA E SEUS GRANDES MISTÉRIOS

Ariel Mariano


A história é bastante conhecida, pelo menos parte dela. Todavia, outra parte, nem tanto e a grande maioria, jamais ouviu falar dela. Ambas são interessantes e sensacionais. Vamos a elas.


A parte conhecida

Ocorreu na região da Estremadura, a 125 km de Lisboa, na cidade conhecida como Fátima, cujo nome deriva de uma antiga nobre e formosa cativa, mulçumana, capturada pelas forças imperiais e convertida ao catolicismo, pelos idos de 1158 d.C., tendo falecido, muito pouco tempo depois.

Os fatos famosos ocorreram em 1917, entre 13 de maio e 13 de outubro. De acordo com três crianças, uma santa, teria aparecido para eles. As crianças eram Francisco Marto, de sete anos, sua irmã Jacinta de nove anos, e sua prima Lúcia dos Santos de 10 anos. Eram todos analfabetos e anunciaram para o pároco local que a santa, lhes surgia, em um determinado local sempre no dia 13 de cada mês e lhes faziam surpreendentes revelações.
Em 13 de agosto, milhares de devotos ou simples curiosos, foram ao local indicado e de acordo com alguns fiéis, nuvens irradiaram estranhas cores e sulcaram os céus. Já em 13 de outubro, data de sua alegada última aparição, choveram pétalas brancas. Ocorreu um fenômeno, conhecido como aurora boreal, mas para os fiéis, em torno de cinqüenta mil pessoas, foi um milagre.
Todavia, as aparições da santa, foram tão somente, testemunhadas pelas três crianças, que transmitiam, em resumo que a senhora, dizia que as pessoas deveriam voltar-se mais à religião, rezarem mais, ser mais devotas e cristãs, caso contrário, o mundo poderia vir a extinguir-se sem muita tardança.
Também teria feito três previsões.
A primeira era a de que a guerra iria acabar, mas dentro de pouco tempo, surgiria outra, mais terrível e mortífera (de fato, um ano depois dos eventos narrados, ocorreu o término da primeira grande guerra, em 1918, e pouco mais de vinte anos depois, ocorreu outra muito pior, a segunda grande guerra).
A segunda previsão, mais complexa, identificava, em resumo que a Rússia, dentro de muito pouco tempo, perderia a fé, mas vaticinava seu retorno tempos depois, através da consagração ao seu coração imaculado (da santa). De fato, dias depois, eclodia a revolução russa, que dentre outras coisas, pregava o fim das religiões em geral, tendo retornado ao estado religioso, a partir do fim da União Soviética, quase ao fim século passado.
Quanto à terceira previsão, esta foi mantida em segredo, tão terrível era. Esta foi transcrita por Lúcia em 1943, e por ela própria entrega ao bispo de Leiria, em 1957, num envelope lacrado que depois foi encaminhado ao papa, na época João XXIII, que o manteve guardado para si.
Quanto às crianças, Francisco, morreu em 1919, vitima de provável inanição, por contínuo esforço de jejum e fatalmente da gripe espanhola que varreu a Europa, pouco tempo depois.
O mesmo destino foi o de Jacinta, em 20 de fevereiro de 1910, mesmo prováveis causas, sendo que a referida menina informou no leito do hospital, aonde viria a falecer, a outra menina, Lúcia, que morreria em breve e iria se juntar ao seu irmão e iria ao encontro da santa no paraíso, mas que ela, Lúcia, viveria ainda por um longo tempo.
Lúcia ficou enclausurada em conventos até o fim de seus dias, mas só veio a falecer em 13 de fevereiro de 2005, aos 98 anos.
Durante sua vida, foi entrevistada por três papas. Paulo VI, João Paulo I, quando este ainda não era papa sendo que na ocasião ela vaticinou que um dia ele se tornaria sumo pontífice, mas que seu período à frente da Igreja seria extremamente curto, o que de fato aconteceu, e por fim João Paulo II.
Quanto ao local em que teriam surgido as aparições, tornou-se muito famoso, tendo-se erguido um santuário no local e fiéis do mundo inteiro para lá se dirigem desde aquela época, sendo um dos lugares mais famosos de Portugal, bem como há incontáveis declarações de milagres ocorridos, por força da fé de peregrinos, naturalmente abençoadas pela referida santa.
Em que pese ao culto à santa e os devidos respeitos que lhe devem ser prestados, fora dos círculos católicos, há diversos estudiosos que criticaram a atuação da igreja na época, sendo opinião de vários que as aludidas crianças, foram na verdade, vítimas de uma catarse religiosa e a sobrevivente, Lúcia, mantida quase que presa durante restante de sua vida.
Seja como for, trata-se de uma história comovente e mesmo sensacional.


A parte não tão bem conhecida

O nome Fátima vem do árabe Fátimah, sendo esta a filha mais nova de Maomé, nascida em 605 em Meca. Casou-se com um califa, que de acordo com a perspectiva sunita, foi o primeiro califa, vindo a falecer em 632 em Medina. Assegurou com seus filhos, a descendência de Maomé. Até hoje é cultuada como uma verdadeira “santa” pelos mulçumanos, não só por sua beleza, pela fé incondicional, mas também pelo devotamento ao seu pai.
Para os mulçumanos, a aparição da santa, não era a da católica, mãe de Jesus, mas sim, a filha de Maomé, pelo seu traje (azul), por ter a cabeça coberta, tal qual as fiéis, acrescida do fato que sua aparição, ocorreu em um local, segundo eles, de origem mulçumana. Assim é já de há muito tempo, fiéis mulçumanos comparecem no santuário, para reverenciar sua própria santa.
Quanto à terceira profecia, quando o papa a recebeu, em 1957, não a divulgou, sendo que a própria Lúcia recomendava não ser informada ao público, antes de 1960, o que gerou muita especulação a respeito, havendo duas principais vertentes:- anúncio de um fim de mundo eminente, por um conflito generalizado;- que um anticristo, assumiria o vaticano, causando graves prejuízos à humanidade.O fato é que a aludida profecia era mantida em um cofre, nos aposentos do próprio papa.
É possível que os governos dos Estados Unidos, União Soviética e Grã-Bretanha, tenham tido conhecimento da profecia, através do próprio Vaticano, seja por João XXIII (que foi acusado por muitos de ser maçom), durante a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, ou pelo seu sucessor, um pouco mais tarde, Paulo VI, como forma de alertar os perigos de uma guerra termo-nuclear.
Posteriormente, sob o papado do João Paulo II, fidelíssimo à Fátima, que acreditava ter que travar uma cruzada para o fim do comunismo e contribuir diretamente para a realização da segunda profecia, ocorreu um acontecimento dramático.
Em 13 de maio de 1981, aniversário da primeira aparição de Fátima, ocorreu um atentado contra João Paulo II, que sobreviveu, graças, minimamente a um milagre.
Seu autor foi um mulçumano, Ali Agca, fundamentalista e temente de Fátima, que o fez, para que fosse divulgado o teor da terceira profecia, acreditando tratar-se do advento do anticristo.
Da mesma forma, em 13 de maio de 1982, ocorreu um atentado em Fátima, também contra o Papa, personificado pelo padre Khron, ligado ao movimento tradicionalista, que também exigia que fosse divulgada a terceira profecia.
Finalmente, em 2.000, o papa autorizou a publicação da referida profecia, que em resumo, identificava que um papa iria ser morto, assassinado em uma montanha em um local devastado e com muitos mortos. Sabe-se que na visão de João Paulo II, entendia ser referencia a ele próprio no atentado e que só havia se salvado, graças a uma interferência direta da Santa de Fátima.
Todavia, a publicação da terceira profecia, provocou controvérsias no meio entre os estudiosos, pois muitos sustentam que na verdade, era dois documentos, um contendo quatro folhas, sendo este o divulgado e outro, de apenas uma folha, que foi visualizada por várias testemunhas, não divulgado, sendo este o verdadeiramente relevante.
Será verdade? Mentiras? Mais uma teoria da conspiração?
Provavelmente nunca saberemos.
Este trabalho teve como fonte principal de pesquisa, “Le grandi profecie”, de Franco Cuomo,
Inclusive com transcrições parciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário