Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

No velho turbilhão que à vida aporte

Sentimentos, incógnitas, pretensões,

Venturas, agruras, emoções ou sorte,

Não passa em sua essência de razões

Escassas, conquanto possa ser a morte,

Ou a mera inteligência das ações


Erasmo Figueira Chaves

O que é a vida? Para Que serve? Qual o seu fim? Perguntas sobre esse enigma, só podem ser respondidas com um pouco de especulação pessoal intima e filosófica sobre a Verdade, a Verdade íntima inteligente e humilde, de quem busca sabiamente, enigma e desafio que a cada um lhes é dado sob o prisma do livre arbítrio, de buscá-la, decifrá-la, na medida de sua constituição psíquica e espiritual, de seus aprofundados conhecimentos e espírito humilde de pesquisador revelador. Entretanto analisemos alguns pontos:1º) Vida é tudo o que a natureza nos permite objetivamente vislumbrar, através da observação prática e psíquica dos sentidos, de tudo o que é científica ou intuitivamente possível observar e gravar em neurônios, inferir, observar, testar a natureza dos vegetais, dos animais, do Cosmo, da Essência do Todo e do particular, da materialidade física que nos rodeia. A vida vegetativa, que apesar de originariamente constituir-se no vegetal é profundamente dinâmica e real, oriunda da vitalidade da luz e da fotossíntese, a árvore que transforma o anidrido carbônico em oxigênio, base essencial da vida animal, a existência enigmática e maravilhosa, clarividente dos vegetais, das flores, portanto dos pássaros e animais, a matéria rudimentar e objetiva de rochas, poeiras e sedimentações, onde vamos encontrar sob a mira acurada do microscópio os mesmos elementos básicos, na matéria e no animal, que permitem a possível vida humana: o ferro, o cálcio, a água, o molibdênio, o fósforo, etc., etc., ou seja os mesmos elementos materiais da natureza, os inúmeros fatores materiais sintetizados, que no corpo humano e nas proporções exatas infinitivamente dosadas, transformadas em aminoácidos e outras substâncias essenciais, geradoras dos fenômenos vitais e de uma freqüência especial elétrica cerebral, permitem ao homem e ao seu cérebro o fenômeno da razão e inteligência cognitiva, o comando de todas as suas funções vitais fundamentais e portanto nele consistem os fatores básicos e fundamentais do entendimento.2º) Estes fatores fundamentais produzem no ser possuidor de razão e inteligência a ânsia ou necessidade de Saber, tornando-se um fator inato promotor do conhecimento.3º)Entretanto a ânsia ou necessidade do SABER a qualquer custo, através da soberbia natural do ego humano e de sua razão inteligente, sem a necessária ponderação e humildade, criam a tendência ao dogma e, a dogmatização cria as características de espíritos tacanhos cujo resultado é a obnubilização ou obscurantismo da Verdade transcendente e cristalina, impedindo o crescimento e esclarecimento progressivo. 4º) Daí concluir-se, que o Sábio, o Pensador e o verdadeiro iniciado nas coisas do espírito e sua transcendência é em sua intima e concreta natureza humilde, quando se confronta ou enfrenta com problemáticas superiores ao imediato e natural entendimento ou compreensão. Por alguma razão deste tipo teve Sócrates a famosa frase “ . . . eu só sei, que nada sei . . . “. A Verdade é independente e se revela quando expressa revolta contra a tirania, o dogmatismo, o absolutismo e a arbitrariedade dos sistemas desvirtuados de utilidade coletiva transcendente. O repouso da inteligência e razão satisfeitas só pode ser alcançado pelos ensinamentos da Procura do que é virtual, real e Verdadeiro e portanto perene ou transitório à perenidade. 5º) O exercício da meditação, a humildade presente em todo o processo meditativo, a sanidade e pragmaticidade dos conceitos indagativos, permitirá ao iniciático instruir-se em busca da verdade intrínseca das coisas materiais e da relação coletiva em busca da Verdade irretroquivel.6º) A qualidade sempre superará a quantidade no prisma do saber, da Verdade e da justiça. O presunçoso estará sempre mais distante da Verdade que o mero ignorante em meio à sua autêntica humildade, contritamente cheio de ânsia do saber.

CHEGADA À VIDA

Erasmo Figueira Chaves

Chega à vida
Sem cueiros ou parteira,
E Sai da lida
Da mesma maneira . . .

Não porque o queira,
Mas assim é tida
pelo simplório, a vida inteira,
ao absorvê-la sem regá-la
Tanto traz à vinda como o leva à ida,
Assim Deus requeira
O que é justo brinde
Ante tanta asneira
Com que à vida agride.
Trágica pobreza e visão matreira
De quem viva sem eira nem beira,
A ansiar apenas boa mamadeira


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