Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PORQUÊ SOU PRÉ-CANDIDATO ?


Erasmo Figueira Chaves

Porquê sou pré-candidato, nas próximas eleições,  a Vereador do Município de Cabreúva ?
Que motivação terá levado este cidadão, já com idade suficiente para descansar, ou ficar quieto, a enfrentar a incógnita das urnas, que, de certa forma, sutil, sub-repticiamente, ou não  necessariamente, dependendo das circunstâncias sociológicas,  representa submeter-se a  um julgamento  publico-político, das condições físicas, técnicas, culturais, intelectuais, curriculares, psíquicas e morais, que eventualmente tenha o candidato,  para confrontar desafios de tal magnitude, como são os de legislar, trabalhar,  lutar honesta e lealmente, em proveito do município e de sua população. Desafios demandantes, importantes, mas do ponto de vista íntimo, particular, egocêntrico,  nem sempre estimulantes em primeiro lugar, justos, nem encorajadores, nem tampouco gratificantes, quando assumidos com a propriedade, identidade, idoneidade e a  honestidade requerida.
O porquê das coisas, nem sempre tem explicação simples,  objetivamente racional, como nos possa parecer de imediato.  Porquê não explorar na subjetividade, alguma possível e subtil explicação, mais adequada ao espírito curioso investigador?  Porquê não admitir em postulados de transcendência psíquica e espiritual, ou mesmo intelectual, a inspiração para o cumprimento de um dever cívico cidadão, a cumprir ainda na prática política, não importa a idade, depois de ter já percorrido importante e significativa etapa da experiente estrada preciosa da vida, cumprindo rigorosamente deveres e responsabilidades éticas, racionais, práticas e lícitas, formando mentes probas e consciências, como professor e, edificando uma família honesta, honrada, preparada, independente e responsável perante a sociedade e ante si mesmo, a perfeita consciência, cumprindo honesta e exemplarmente com seus deveres cívicos, as devidas obrigações, que a todo cidadão consciente corresponde, na parcela de suas possibilidades, convicções, formação, vocação, sentido de liberdade, dignidade, equilibrada consciência  política e humana. Em suma: usufruindo de plenitude possível, agradecidos pela vida e retribuindo-a com esforço e entendimento construtivo,  transmitindo e vivendo a  integração de espírito e ação no exercício e respeito ao bem comum, ao bem de todos.
Que mais falta fazer?  Talvez falte agregar, a toda a gama da minha experiência adquirida, na área educacional, na prudência responsável da vida comercial, administrativa,  institucional, local e internacionalmente, na dedicação cultural às facetas essenciais à vida humana, autêntica e honestamente vividas, à perscrutação na história evolutiva, seja ela material, racional, psíquica, ou espiritual, as condições que a compenetração  cidadã exige, ao exercitar-se o sentido crítico positivo e criativo: a responsabilidade, participação e contribuição do cidadão comum, como elo fundamental da articulação e prática política, através dos instrumentos constitucionais: A Carta Magna! Por ela nos conscientizamos ser do povo de onde emana o PODER e,  é precisamente assim, através do voto,  que o poder do povo escolhe responsavelmente seus representantes.   Sem jamais esquecer ou dispensar, gratamente e em primeiro lugar, a transcendente inspiração Divina, nem Seus superiores e sacros símbolos, desígnios de Bondade , paz pessoal, universal e,  Justiça,  Justiça igualitária, social, geral e irrestrita, para que se alcance afinal a verdadeira igualdade de oportunidades e a fraternidade humana,  a irmandade universal. Para especializar-se em trabalhar com eficiência e denodo na construção e alcance dessa visão democrática da Redenção e Justiça Social, são eleitos os Representantes do Povo, ao seu vocacionado Serviço e da Nação, como um todo. Lídimos Servidores públicos dedicados e nunca senhores soberanos de interesses pessoais escusos ou misteriosamente particulares ou privados.   Servidores da Nação e do povo,  são todos os políticos, em qualquer escalão,  sem qualquer exceção, pois são eleitos, especificamente escolhidos pela vontade popular individual através do sistema democrático-republicano do voto secreto, para SERVIR REPRESENTATIVAMENTE, no Legislativo, no Executivo, e escolher sabiamente o 3º poder:  o Judiciário.
Talvez aí resida parte da explicação e a curiosidade pela  minha aceitação  consciente, madura,  aberta ao desafio político de participar desta contenda aliciante: o desejo de emprestar a minha já longa experiência pessoal,  professional, empresarial e cultural,  à  tentativa de contribuir civicamente à melhoria das condições vivenciais e humanas de nossa sociedade e Município.
 Cidadão cabreuvano, morador no Caí, há já 25 anos, ao sopé da Serra do Japi, “Patrimônio da humanidade”, respirando o melhor ar do planeta,  não me faltam felizmente energia, determinação e vontade, para que assim aconteça.  Sou um daquele pequeno grupo, que fundou o Partido Verde, em Cabreúva, partido político de ideais transcendentes e do respeito fundamental com as coisas da natureza. Esse partido, então pequenino e praticamente desconhecido aqui, mas importante e bem conhecido internacionalmente, por encarnar em seus objetivos e princípios, ideais humanitários, foi quem motivou e viu consagrada em eleição democrática em Cabreúva, a primeira mulher Prefeita, de sua sigla, em todo o país, D. Lucy Ciola, tendo ela gloriosamente, com a Graça de Deus,  realizado gestão proba, exemplar e extraordinariamente profícua.   Se agora com isso, com estas gratas recordações, me identifico também com os bons propósitos e ideais tão bem expressos em seu brilhante trabalho e histórico recente, o do jovem, dedicado trabalhador, incansável, expressão legítima, clara,  veemente,  do Bem Comum, do interesse vital de toda a sociedade cabreuvana ou cabreuvence,  o dinâmico vereador pré-candidato a Prefeito de Cabreúva,  Henrique Martin, que tem no programa “Cabreúva do Futuro” e na hábil, objetiva e decidida ação como atual presidente da Câmara Municipal,  a expressão de aperfeiçoado perfil humano, cabal e competente desempenho de privilegiada visão e ação construtora, no melhor e genuíno espírito de Bem Servir, tanto melhor !!! . . .   Encontram-me na primeira fila! . . .
George Bernard Shaw, grande escritor, jornalista, premio Nobel de literatura, humanista,  filósofo e excelente pensador, que começou tarde a tecer suas maravilhosas quanto famosas obras, disse certa vez  algo,  que talvez explique o que tento definir: o porquê de minha pré-candidatura a Vereador do Município de Cabreúva:
“Você vê as coisas como elas são e pergunta, porquê, mas ouso sonhar coisas que nunca foram, ou jamais existiram e pergunto, porque não?”    “George Bernard Shaw”
Assim, munido da melhor motivação, na sanidade e honestidade dos propósitos, buscando a proteção, aprovação e inspiração de Deus, identifico-me com TODOS os que sana e desprevenidamente, em espírito de boa vontade e inteligência coletiva, se dispõem a trabalhar ativamente pelo bem comum e, se perguntam:  PORQUÊ NÃO ?           

Nenhum comentário:

Postar um comentário