Posse do Presidente Benedito Cabral

A Academia Paulistana Maçônica de Letras realizou sessão solene de posse do Presidente Benedito Cabral, no dia 16 de julho, às 10 horas, na Avenida Paulista, 2001 - 13º andar, em São Paulo.
Almoço de Confraternização no Restaurante Picchi, Rua Oscar Freire, 533.

Posse Novos Acadêmicos

Álbum de Fotos do evento em comemoração aos 17 anos de fundação da Academia Paulistana Maçônica de Letras e da posse dos acadêmicos Luiz Flávio Borges D'Urso e José Maria Dias Neto.
Para aumentar a imagem, clicar na foto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Qual o valor social e moral de uma academia de letras ?

Qual o valor social e moral de uma academia de letras ?

JOSÉ SLINGER

Encontrei uma resposta na manifestação do eminente Desembargador José Renato Nalini do TJ/SP, presidente da Academia Paulista de Letras, ensina o mestre: “Seu propósito é cultivar o idioma, estimular a leitura e a escrita”.
Expondo com sua nobre alma de jurista e intelectual as dificuldades, da confraria que preside, prossegue : “Como toda instituição devotada à cultura enfrentou vicissitudes.”
O Brasil, diz, “não é campeão no ranking de leitores, e apesar das dificuldades, mesmo assim a Academia persiste, e pode ser considerado um milagre sua subsistência nesta centúria turbulenta “.
“As academias podem servir de incubadora às elucubrações daqueles que têm disponibilidade e vocação para pensar “
E pontifica: “O acadêmico é livre para pensar. Não está jungido a competir por reconhecimento, que este já se deu quando eleito para a falácia da imortalidade...”.
Tais afirmações nos fortalecem e nos entusiasma no caminho do conhecimento do coração humano.
Cumpre colocar nossos escritos simples, com simplicidade, os ordinários com atrativo e os grandes com nobreza.
Membros de uma sociedade complexa e multirracial é também nossa responsabilidade, dentro das nossas limitações, dizer presente na grande batalha pela regeneração dos costumes, a grande luta para diminuir a dor dos que sofrem, a disponibilidade de estar presente e diminuir as carências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário